casamento ecologico

Casamento ecológico

casamento ecologico

Casamento ecológico não é para todo mundo…você tem quer ser muito amante da natureza e a favor da consciência verde.
É possível se ter uma pegada ecológico e ser amiga do meio ambiente em várias situações dentro de um evento como o casamento tornando o mais sustentável possível.
Veja em quais itens é possível aplicar essa consciência:

CONVITES:

Convite sem uso de papéisAtualmente existe app que possibilita uma linha de transmissão para até 256 participantes por linha. Voce pode cadastrar seus convidados e enviar um convite uma única vez com uma arte impecável através dessa linha. Caso seja necessário, faça outras linhas até chegar ao número de convidados da sua lista.

 

Se você ainda não está com o seu pensamento 100% sustentável, vou te mostrar alguns tipos de papeis que poluem bem menos o nosso meio ambiente:
Papel reciclado: não destrói a natureza e não polui tanto o solo; utilize tinta ecológica para impressão que é feita a base de água caso contrário sua ideia vai toda por água abaixo.
Papel Semente: geralmente é feito em casa por DIY (veja aqui como) e posteriormente pode descartar o papel,  plantando as sementes.
Convite digital: Custo zero, crie uma arte bacana e envie por email para todos os convidados. em uma única vez, apenas certifique-se que todos receberam o convite.

TRAJE DA NOIVA:
Noivas ecologicas

A tendência por muito tempo era fazer o vestido, mas cada vez que uma noiva compra um vestido, é um incentivo a mais ao consumismo e uma matéria prima a mais que mesmo após longos anos guardados, um dia será descartado no meio ambiente.
A ideia nesse quesito é alugar seu vestido de noiva, as lojas atuais estão com coleções bem modernas e capaz de atender qualquer estilo. Ainda com essa mesma linha de pensamento vale para o traje do noivo,  daminhas, pajens, madrinhas e pais dos noivos.
Voce pode também optar por usar um traje que já esta na família, um vestido que foi da sua mãe ou ate mesmo da sua avó se o seu casamento combinar com o estilo, com certeza o meio ambiente agradece. Faça alguns ajustes e coloque-o para usar.
Mas se você tem o sonho de fazer seu próprio vestido e tem certeza que esse item não poderá abrir mão, invista em tecido de algodão orgânico, como o linho, bambu ou seda. Faça uma reserva financeira gordinha pois esses materiais ainda não são baratos no Brasil.

ALIANÇAS E ACESSÓRIOS:

herança dos avós em aliançasA extração do ouro causa um enorme impacto ambiental nos solos e rios e por isso está cada vez mais na moda no casamento ecológico, usar alianças de avós ou bisavós que foram deixados de herança. Outra opção seria aproveitar cordões, anéis, pulseira de ouro derretendo e fazendo as alianças para o grande dia.
Assim como o buque, a lapela do noivo pode ser feita com folhas, galhos secos, flores silvestres entre opções que não agridam de maneira expressiva o meio ambiente.

FLORES: 
Mesa com vasos no casamento

A opção de vasos com folhas já é uma tendência muito usada nos casamentos atuais como os xaxins de samambaias entre outros tipos, além de lindo pode ser utilizado na nova casa. Use e abuse de vasos grandes com plantas verdes que podem ser usados de decoração posteriormente em outros ambientes. O local escolhido pode ser mesclado com vasos de flores também, uma ótima opção para dar cor na decoração. Use aquele vaso lindo de suculentas da casa da sua mãe e também pegue emprestado vasinhos que estão no quintal da sua sogra!
A dica top é : Alugue o máximo de vasos e não compre-os, procure empresas especializadas eco friendly da área.

DECORAÇÃO:
Reutilização de materiais

Uma festa de casamento ecológico tem grandes possibilidades do uso de uma decoração sustentável, basta ter criatividade e imaginação.
Comece aproveitando móveis que estão dentro da família, se for necessário empreste de amigos, explique o estilo do casamento e todos vão querer contribuir um , todos materiais recicláveis que podem ser descartados ecologicamente ou reutilizados de várias maneira após o casamento. Utilizar paletes, caixotes de madeira e garrafas de vidro são opções que combinam muito com esta escolha de casamento.

DESCARTÁVEIS:

Decor sustentávelUm casamento ecológico não utiliza material descartável de maneira alguma, e sim faz uso de pratos, copos, louças, todas em vidro e guardanapos de tecido. Único descartável é a sacolinha  tipo Kraft que você pode distribuir aos seus convidados para levar o restante da comida, mas isso é assunto para o próximo tópico.

 

 

ALIMENTAÇÃO:

Doação de alimentosUm casamento sempre tem grandes quantidades de comida, por mais que o cálculo seja feito precisamente, os noivos sempre pensam, melhor sobrar do que faltar. Pensando nessa situação, os noivos podem deixar a disposição dos convidados sacolinhas ou pacotinhos em material reciclável para que toda “sobra” de comida seja levada embora. Caso isso não aconteça, alguém deve ficar responsável por fazer a doação desses alimentos em azilos ou orfanatos da cidade.
Você pode contribuir também contratando um buffet de linha natural, que vai montar o seu cardápio todo com linha orgânica de alimentos, para isso reserve um din din a mais, este também é um setor ainda caro no nosso país mas a consciência e a preservação do ambiente não tem preços, o seus convidados agradecem também por receberem alimentos sem agrotóxicos.

ILUMINAÇÃO:
iluminação natural

Ao escolher o local e horário, pense em utilizar a maior parte do tempo da luz natural, casamentos estilos campestres são os mais possíveis de fazer uso.
Se sua cerimonia será no final da tarde, a festa provavelmente pegará parte da noite, então antecipe-se e pense em lâmpadas de led ou abuse de velas a base de soja ou cera de abelhas já que elas agridem bem menos o ambiente.

LEMBRANCINHAS:
lembrancinha sustentável

 

A lembrancinha do momento são as suculentas que são lindas e fazem muito sucesso, mas você pode ir além e oferecer lembrancinhas “verdes” de outra maneira para seus convidados: que tal oferecer as sementes e um kit completo para cada um plantar e cultivar a sua em casa? Sementes aleatórias causarão surpresas e trarão alegria para o lar que ela entrar e através dela sempre lembrarão desta data tão especial.
As lembrancinhas comestíveis como brigadeiros gourmets, doces caseiros ou suspiros são uma excelente opção, mas lembre-se que a embalagem também deve estar de acordo com o seu casamento ecológico.(Veja mais opções de lembrancinhas aqui)

APÓS A FESTA:
Aproveitar as sobras de alimentos no casamento

A consciência “verde” não pode limitar-se somente ao período da festa, o pós é extremamente importante pois haverão descartes de resíduos e por menores que seja, tem que ser descartados corretamente. Empresas atuais amigas da natureza recolhem resíduos orgânicos fazendo compostagem e aproveitando-a no solo como adubo. E quanto aos materiais recicláveis, leve a eco pontos da sua cidade ou anuncie doação para que outras noivas possam reutilizar os materiais novamente em seu casamento, com um pouco de criatividade, tudo pode ficar com uma cara nova.

PLANTE UMA ÁRVORE:

Noivos ecologicosQue tal plantar uma árvore no dia do seu casamento junto com seu noivo? Além de contribuir com o meio ambiente será um momento inesquecível do casal, toda vez que olharem para essa árvore lembrarão o dia especial que tiveram e o quanto puderam fazer pelo meio ambiente.
Escolha uma chácara para plantar, em frente a igreja escolhida ou até mesmo uma rua da cidade que vocês sempre passem e possam regá-la no seu início de vida. Vá além e coloque uma plaquinha com iniciais do casal e a data do casamento.

 

LUA DE MEL:

Viagem ecologica

 

Com essa onda de vida sustentável, ideias ecológicas, comidas orgânicas, as opções de hotéis e resorts eco friendly cresceram em grande escala. Ao procurar por locais para passar a lua de mel, certifique-se que esse local é amigo da natureza, optar com um passeio de eco-turismo também pode ser uma boa ideia; Assim estarão completando um ciclo do casamento ecológico, do início ao fim se preocuparam em causar o menor impacto no meio ambiente e nas pessoas.
Explore nosso Brasil, esse é o momento de descobrir grandes paisagens ao lado do seu amor.

Avaliações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.