Como Economizar no Casamento

economizando na sua festa de casamento

Como Economizar no Casamento

Como Economizar no Casamento? A comemoração do casamento é sempre um assunto polêmico, pois os gastos são muito altos, tem que incluir o valor da viagem de Lua de Mel e decidir por alugar ou comprar moradia, além de gastar com toda a mobília.
Há quem diga que um casamento econômico é um casamento pobre sem muitos detalhes, mas eu discordo, tudo que é feito com calma, carinho pesquisa e foco, pode ficar tão a altura de um casamento de luxo, o mais importante é ter a cara do casal, cabível no bolso e trazer alegria para os convidados.
Experts chamam atenção ao velho dito popular onde o barato pode sair caro e pensando nisso, vou reunir aqui passos importantes dentro de cada segmento do seu planejamento que poderão trazer ao casal muita economia mantendo o bom gosto.
Tendo em mente como primeiro item na lista do planejamento a definição do orçamento, o casal deve determinar o estilo de cerimônia que gostariam de oferecer aos convidados. Há uma grande diferença de investimento entre casamentos minimalistas e festas luxuosas, assim como o local da festa se será no Clube mais famoso da cidade, em salão de festas apropriado ou chácara alugada. Estando definido o estilo e local, é hora de partir para todas as etapas.

Dicas de Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro influencia diretamente no número de convidados, por isso é recomendado que seja definido um valor de orçamento e em seguida faça a lista com possibilidade de redução de convidados. Leia mais sobre a Lista de Convidados Perfeita. Economistas financeiros não recomendam iniciar um matrimônio com dívidas, portanto a dica mais valiosa de todas pode ser a de não ficar pagando contas após a comemoração. O casal deve se programar com 1 a 2 anos de antecedência se possível. Para o primeiro ano pode fazer uma aplicação/poupança injetando um valor mensal e para o segundo ano pagar os fornecedores, se possível a vista pois os descontos são maiores com dinheiro na mão.

Elaborando o Convite

Elaborando o convite de casamentoAtualmente existem ótimas conviterias, mas os preços para convite de casamento não são tão convidativos assim. Por este motivo sugerimos o DIY do seu convite. Ele não precisa ser rico em detalhes e muito rebuscado, basta que tenha a personalidade do casal. Folhas recicladas, juta, renda de tecido ou papel e fita de cetim já formam uma boa parceria para um lindo convite. Pesquise sobre o assunto e verá que as possibilidades são inúmeras. Esteja atenta apenas a ortografia correta, a caligrafia com uma letra bonita e a maneira correta de direcionar os convites.
Um outra opção 100% econômica é a produção de um site do próprio casamento. Esses sites permitem hospedagem da história do casal, fotos, mural de recados, momentos inesquecíveis do casal, RSVP on line, tudo na mesma plataforma e totalmente Free.O diferencial desses site fica por conta da lista de presente, onde o casal pode formar um alista fictícia de presentes e no final receberá tudo em dinheiro, podendo cobrir gastos das festa ou até mesmo da lua de mel.

Data do Casamento

Casamento no inverno é mais barato que em outras estações, o preço dos fornecedores caem bastante, pense nesta opção. Escolher dias no meio da semana, 2º a 5º feira é a opção mais em conta atualmente, assim com o sábado é o dia mais caro. A sexta-feira é o meio termo, mas o que encarece mesmo é o número de pessoas.
Segundo especialistas, o mês de maio não mais é o período queridinho das noivas, e os meses de janeiro e fevereiro são os que tem menos procura. Atenção para casamentos no período da manhã ou da tarde, eles são especialmente mais baratos e além do mais, muito charmosos.

Local da Recepção dos Convidados

Nunca esqueça que o barato pode sair caro, locais com más ventilações traz como consequência convidados passando mal, após bebidas, jogo de iluminação e muita ansiedade.
Fazer a festa e a cerimônia religiosa no mesmo local facilita a organização além de economizar na decoração, que poderá ser única. Mas, se não for o seu caso, verifique se tem outras noivas casando no mesmo dia que você e negocie com o fornecedor a divisão dos custos das flores da igreja com ela.

Alimentos e Bebidas

Como Economizar no CasamentoPara casamentos pela manhã, a melhor maneira de economizar é servir um café da manha com coisas essenciais apenas como, pães, frios, frutas da estação, suco, leite e café. Bolo apenas para o brinde que pode ser feito com o suco mesmo que os convidados estão tomando.
Para casamentos noturnos o gasto é bem maior e o todo cuidado é pouco ao escolher o cardápio. Se o negocio aqui é economizar, fuja dos serviços empratados ou a “la carte”, além da comida precisar um teor de requinte, exige maior mão-de-obra para servir.
Em tempos de crise, os casais tem contratado estações de comidas com risotos ou massas, o que evita ter que servir entradas e acompanhamentos. Além da estação, no mesmo salão pode ser oferecido uma mesa de frios, fica light no preço e todos saem satisfeitos.
Quanto às bebidas, água, refrigerante e cerveja é o básico, mas o que encarece mesmo são só destilados. Risque da sua escolha whisky, vodkas, gins entre outros e opte pelo tradicional vinho. Ou se achar necessário, escolha batidas, ou caipirinhas onde as doses usadas são nem menores. E para o brinde geral, todos podem fazer com a própria bebida que estão tomando, reserve uma especial apenas para o casal, de preferência uma de costume.
Caso a grana esteja bem curtinha, uma boa ótima é servir apenas um coquetel após cerimonia, mas os convidados devem ser avisados já no convite para irem preparados para saída em um jantar particular posteriormente aproveitando a reunião da família.
Quanto aos docinhos, 3 variedade está ótimo, evite nozes e frutas vermelhas que são as opções mais caras. Para o bolo sugerimos alugar um “fake” para as fotos e um simples e saboroso que pode ficar na cozinha e chegará fatiado na mesa dos convidados.

Música e Foto-filmagem

Os Dj´s e as bandas são as opções mais caras para a contratação em festas de casamento, se for por esse caminho, tente contratar uma banda que já tenha DJs no meio dos integrantes. E para economizar, opte por um cantor conhecido da sua cidade, pelo casal fazer uma seleção e pedir para alguém da família que entenda de música ficar no comando ou ainda tem a opção do som ambiente.
O serviço de foto e filmagem é bastante caro, mas é o que fica desse momento especial, a festa passa, o encontro e reencontro com familiares também, e fica a lembrança no álbum.A filmagem pode ser dispensada para gerar economia, mas a grande sacada é fazer uma boa pesquisa de fornecedores pois os preços podem variar bastante entre eles. Crie uma hashtag # para seu casamento e seus convidados poderão enviar fotos deles para o site e com a tecnologia dos celulares atualmente, algumas fotos podem até marcar presença no seu álbum.

Decor do Casamento

Decoração de casamentoA palavra de ordem continua sendo poupar, e o DIY (do it yourself) está mais presente do que nunca nos casamentos econômicos. A melhor maneira de poupar na decoração é fazendo você mesma diversos itens do casamento, como arranjos de mesa, porta guardanapos, lembrancinhas de daminhas e padrinhos, embalagem das lembrancinhas, painéis personalizados entre outras coisas. Para baratear na mesa de doces e recepção, escolha flores que sejam da estação, além de que elas tem maior durabilidade.
Escolher mesas maiores, além de reunir mais a família e amigos, reduz o número de arranjos/enfeites e mesa. E falando nisso, os grãos de trigo pintado de spray prateado ou dourado, podem ser uma boa escolha econômica, assim como as flores tipo mosquitinho. Aproveite o momento de casamentos estilo Vintàge que estamos e utilize peças de parentes como cômodas, penteadeiras, quadros, vasos antigos entre outros acessórios que possuem valor sentimental e deixam a decór personalizada.

Trajes dos Noivos

O aluguel é sempre a melhor possibilidade para gerar economia em um plano de casamento, tanto do noivo quanto da noiva. Façam muitas pesquisas para tentar alinhar o desejo e sonho do traje e o orçamento disponível. Se você tem preconceito com aluguel de trajes, lembre-se que a roupa será usado apenas uma vez. E caso seu pensamento persista, compre um vestido mas já deixe planejado vende-lo depois para recuperar parte do investimento.
Encontrar uma costureira boa hoje em dia é uma agulha no palheiro, mas você pode conversar com parentes e descobrir a costureira que vai fazer o vestido dos seus sonhos e para isso deve procura-la com muita antecedência, ou seja, tempo suficiente para comprar uma vestido caso de alguma encrenca não prevista.
Muitas noivas tem optado por comprar em sites chineses o vestido de noiva, mas existem muito mais desvantagens do que vantagens como não pode provar, a qualidade ser duvidosa, o tempo de espera é de 2 a 3 meses, o produto pode ser taxado na alfândega, e assim por diante, versus o precinho bem barato.

O Calçado Ideal e o Buquê da Noiva

Muitas noivas saem a caça do sapato ideal para o grande dia e a maioria delas esquecem que o sapato perfeito está dentro do armário. Sapato novo é igual a bolhas e machucado no pé. Para economizar, pegue aquele sapato perfeito que você tem já laceado e mande forrar com a cor desejada em um profissional de qualidade. Fica perfeito, tanto na qualidade quanto no conforto e o custo benefício é garantido.
Em um pesquisa rápida percebi que os buques de flores naturais podem custar o mesmo valor que um buque de flor artificial ou um buque de pérolas ou buque de broches. E se os valores são aproximados, nada melhor do que garantir seu buquê para o resto da vida. Existe buque de rosas aveludadas que se parecem muito com flores naturais, e ainda possuem pérolas ou broches dando um toque especial ao acessório. Antes de fechar com a decoração que lhe fornece “gratuitamente” o seu buquê, pesquise um pouco mais sobre a opção de um buque artificial. Veja opções de buque aqui https://buqueonline.com.br/blog/categoria-produto/buque-de-noiva/

Lembrancinhas

Lembrancinha de casamentoAs lembrancinhas não podem faltar, então foque no orçamento e decida por algo barato e elegante como as plantinhas de ervas envolvidas por juta ou saquinho de amêndoas, nos dois casos você mesma pode confeccionar a embalagem.
Em alguns casamentos onde a verba é muito reduzida, mais que o normal, costuma-se dar o bem casado de lembrança aos convidados. Pode ser feito uma embalagem DIY bem fofa, de preferência com a personalidade dos noivos e serão resolvidas duas situações em uma. Leia mais sobre Lembrancinhas de Casamento.

Dia da Noiva

O dia tão sonhado da noiva pode se transformar em um grande peso no orçamento, pois em meio a tantos oferecimentos, o preço vai lá em cima quando você diz que é noiva na contratação do pacote, vai desde massagem relaxante a limpeza de pele, ou seja, um spa completo.
Você vai concordar comigo que as suas unhas podem ser feitas no mesmo salão de sempre do seu bairro, assim como o penteado a maquiagem. E o dia da noiva pode ser mais simples com uma massagem relaxante apenas para seus pés no início da manhã, assim você não abre mão do dia da noiva e não acaba com o seu bolso.

Assessoria deve Entrar no Planejamento?

Sim, é extremamente importante pois é ela quem vai dar os pulos do gato e deixar a sua vida muito mais tranquila nesse momento. Mas, muita calma nessa hora, existem duas possibilidades: a primeira é iniciar todo planejamento com assessoria completa de uma profissional e a segunda é contratar o serviço apenas para o “grande dia” e claramente estamos falando de economia nessa última opção. Não se preocupe, a assessoria é para o grande dia mas começa com basicamente 1 mês de antecedência e o casal acaba tendo oportunidade de ganhar algumas boas dicas também. A parte mais importante é a confiança que os noivos devem ter na profissional, portanto sempre peça indicação de uma outra noiva cliente dessa assessora.

Dicas para Identificar o Que Não é Tão Necessário Para a Ocasião

No final do planejamento, leia-o com calma, equipare ao orçamento desejado e identifique os “supérfulos” como por exemplo forminha de tecido para os doces, lembrancinhas + bem casado (dê o bem casado de lembrança), DJ + banda (banda já com DJ), caixa de primeiros socorros e acessórios para mulheres do banheiro podem ser feitas pela sua mãe, o carro para levar a noiva não precisa ser alugado (empreste um carro bacana de alguém da família), a assessoria pode ser apenas para o dia do casamento, o convite pode ser impresso em loja especializada e finalizado por você, e assim por diante.

Veja, reveja, estude o que pode ser cortado, trocado, substituído e cabe no seu bolso.Seguindo essas dicas de como economizar no casamento, seu planejamento será mais fácil e seu bolso agradece.

Participe, deixe seu comentário: