Como Organizar um Noivado Especial

Anel de noivado

Como Organizar um Noivado Especial

Acabou de ser pedida em casamento? Seu namoro passou de fase? Qual o próximo passo depois do sim?Como Organizar um Noivado Especial  ??

Prepare-se noivinha, a partir de agora sua vida será muito agitada…Festa de noivado, chá de cozinha ou chá bar, casamento no civil, casamento no religioso com festa, lua de mel, open house…e se a família for aninada, entram muitos outros eventos neste agenda, qualquer comemoração tem um “Viva os noivos”.

Senta aí, pega aquele snack preferido e vamos juntas para esse mundo do casamento é que uma etapa deliciosa de passar. Só vai dar certo se o casal se organizar e planejar tudo com muito carinho e amor, mas esses eu sei que tem sobrando por aí. Papel e caneta na mão, bom senso na mesa e vamos começar organizar o seu noivado!!

Por quanto tempo devo ficar noiva

Namorar é bom demais, mas chega uma hora que o casal sente a necessidade de passar para outra etapa que é o casamento. O desejo de viver a dois aumenta e os sonhos começam a ficar mais evidente. Ideal é ficarem noivos com a data de casamento já marcada, afinal qual mulher que gosta de ficar noiva e não ter a menor ideia quando vai ser o casamento e se ele vai acontecer? Não existe uma regra referente há quanto tempo o casal deve ficar noivo, mas é fundamental que o casal decidam juntos sobre o assunto e assim que tiverem a decisão, começarem os preparativos.

Fazer noivado ou ir direto para o casamento?

Primeiramente vamos esclarecer que o noivado é um meio formal do casal passar a notícia do compromisso para família e amigos. Também é a primeira vez que ambos os lados estarão reunindo familiares e amigos, será um momento de fazer a integração deles antes da festa de casamento.  É o casal que decide se vai ter comemoração de noivado ou não, vai depender das finanças do casal também. O principal é o casamento, se houver disponibilidade para os dois eventos será ótimo, ainda que o noivado seja bem simples para depois arrasar no casamento!

Quem planeja o noivado?

Antigamente os pais da noiva organizavam um jantar ou evento para o noivo fazer o pedido à noiva e posteriormente a família do noivo preparava uma comemoração, em outra data. Atualmente, não é como chá de cozinha onde as madrinhas, mães e amigas organizam, o próprio casal tem tomado todas as decisões, decidindo local, cardápio e convidados.

Orçamento

Assim com uma festa de casamento, uma comemoração para noivado também tem seus gastos. O casal deve se programar com um orçamento prévio para essa ocasião, exceto se a noiva for pedida em casamento de surpresa, então essa tarefa deve ficar com o noivo e no momento ele já deve ter se preparado! Defina um valor limite para a festa de noivado, assim o os gastos podem ser controlados mais facilmente. Especialistas no assunto deixam bem claro que o noivado deve ser algo simples, ainda que com muito requinte, é necessário estar bem longe do que se planeja para o casamento. Não confundam noivado com casamento, são comemorações diferentes, de portes diferentes.

Jantar de noivado em casa

Estilo, tema e decoração

Existem várias maneiras de comemorar um noivado, pode ser um jantar em casa, um almoço churrasco na beira da piscina, um brunch (café com almoço), um queijo e vinhos e até um chá da tarde. O mais importante é que estejam todos os familiares, amigos e todos que o casal pretende que estejam presentes no dia do casamento, é fundamental que não estejam outros convidados. O clima deve ser aconchegante e totalmente informal.Estabeleça o horário que vai ser e defina um tom de cor para o evento, o que facilitará toda a organização com cor das tolhas, flores, até na papelaria personalizada se houver. Pense em algo que remeta ao casal, uma viagem por exemplo, algo que possa ter sido marcante. Se quiser, use fotos desta ocasião para enfeitar o ambiente. Balões metalizado são  o ti ti ti do momento, nas redes sociais tem decorações maravilhosas com eles que vão do simples ao mais sofisticado, arrique! Assim como as lamparinas de papel japonesas, seja final da tarde ou a noite combinam em qualquer local.Nunca esquecendo que o Menos é sempre Mais…e o orçamento maior deve estar focado no casamento.

DIY (do it yourself – faça você mesma)

Está cada vez mais comum o uso do DIY na maioria dos eventos e para um noivado não poderia ser diferente. Detalhes personalizados sempre fazem a diferença, além do que, carregam toda a personalidade e carisma do casal. Colocar a mão na massa pode ser sinônimo de muita economia. A internet está à disposição com muitos itens maravilhosos que podem inspirar a ocasião.(leia o artigo DIY para seu casamento)

Lista de convidados

A regra maior para a lista de convidados é não incluir nela pessoas que não participarão do seu casamento. Seria muita falta de etiqueta fazer algum convidado passar por essa situação delicada, afinal, todos os convidados do seu noivado já tem 100% de certeza que estarão no seu casamento. Por esse motivo, essa festa deve ser de caráter simples, apesar do noivado ter somente familiares e amigos muito próximos, se não cuidar, a lista pode crescer além do esperado e a conta final também. Convide para seu noivado somente pais, irmãos, tios e talvez pessoas muito íntimas, geralmente não passa de 30/40 pessoas. No noivado, pode não ter pessoas que estarão no casamento, mas nunca o contrário.(leia o artigo Lista de convidados)

Convite para ficar noivo

Convite

Para noivados menores, o uso das redes sociais como Facebook ou aplicativos como Whats app podem ser utilizados numa boa, afinal são pessoas muito próximas ao casal. Faça um convite e envie inbox. O noivado não tem formalidade portanto enviar por email talvez não seja a melhor opção, um telefonema ainda cai melhor para essa ocasião.Caso o noivado seja em proporção maior, com um grande número de convidados, elabore um convite impresso e entregue pessoalmente ou envie pelo Correio.Neste item também vale ou uso do DIY, a internet está recheada de opções, atente apenas ao tema escolhido e deixe tudo em plena harmonia. Enviar os convites com um mês de antecedência é suficiente, se achar necessário, peça confirmação de presença.

Local

Fazer o noivado em casa ou em salão de festas traz um ar de aconchego, proximidade dos convidados, aquele clima de “fica aqui mais um pouco”, ao contrário de buffets onde existe uma certa formalidade. Não deixe animais de estimação circularem durante o evento e a atenção aos banheiros é fundamental, bem como flores nos ambientes que deixam deliciosos cheirinhos.Se optar por restaurante, é cordial que os noivos paguem a conta, mas se a grana estiver muito curta, coloque no convite que será por adesão, ficará claro que o convidado deve “recolher” o valor no local do evento.

Cardápio

Tenha cuidado com a escolha, optar por um cardápio temático que o casal goste muito pode soar um pouco egoísta, por menor que seja a comemoração sempre vai ter aquele convidado que não vai gostar…e o objetivo do noivado é agradar a todos e não somente alguns. O cardápio também deve combinar com o horário da reunião e o local escolhido. Churrasco são sempre vindos ao meio dia, assim como queijos e vinhos ou um jantar de massas no período da noite. Um coquetel é um ótima opção para comemorações que não serão muito extensas, sirva alguns canapés de sua escolha, um prato quente que possa ser comido em pé como um cuscus mole, um caldo ou um escondidinho, ofereça o bolo e pode encerrar a recepção.Para comemorações mais requintadas, ainda que o eventos seja na residência existe a opção de contratar o serviço de buffet em domicílio, não tem como dar errado e o casal e a família ficam totalmente despreocupados, é uma boa ideia. Este serviço traz todos os aparadores, réchauds, utensílios, guardanapos, taças e é claro, a comida!

Quanto ao bolo, ele deve ser discreto e ao mesmo tempo elegante, novamente devemos atentar para o tamanho do evento, o foco principal é o casamento. O bolo espatulado é a tendência “up” do momento, ele é um bolo “naked cake” melhorado. Tendência vinda de outro país é chamado de “half naked” , a sua circunferência é recebe uma fina camada mal acabada de chantilly ou açúcar, dando um ar de despojado e ao mesmo tempo romântico. E os docinhos, nem precisa falar que são tudo de bom né…quem não ama? Eles não precisam ser os doces sofisticados e variados  como serão no casamento, mas não dispense um boa mesa bem decorada e montada com muitos docinhos para acompanhar o bolo. Se a grana for curta, pare no colo com o Champagne, este sim não pode faltar!

O som é que dá o tom

Deixar para escolher no momento da recepção as músicas que vão tocar pode ser um pouco largado demais, pensar em tudo e deixar a trilha sonora para última hora não combina. Para a maioria das ocasiões de noivado, o som deve ser sempre ambiente, salvo se for escolhido churrasco ou feijoada onde cabe até uma bandinha ao vivo ou cantor solo para dar aquela animada nos convidados. Se precisar, peça ajuda a um irmão, tio ou parente próximo que possa fazer uma seleção com pelo menos 4 a 5 horas direto para que o som permaneça e ninguém precise ficar tomando conta.

Como Organizar um Noivado Especial

Qual o momento ideal para o pedido

O pedido de casamento será o auge da festa portanto, estejam preparados para os holofotes, brincadeiras e muitas fotos.Geralmente o noivo para a festa do meio para o final onde já estão presentes todos os convidados. Faz o pedido ao pai da noiva e um discurso. Em seguida o pai também discursa e o noivo pode por a aliança. Geralmente, o corte do bolo e a abertura do Champagne estão na sequência deste momento especial.

Lembrancinhas

Em noivado não é necessário distribuir lembrancinhas como é elegante fazer no chá de cozinha e no casamento, pode ser um gasto extra. Mas, caso faça questão, pense em algo comestível que é fácil de agradar e não ficará guardado no fundo da gaveta.(Pode ajudar o artigo Lembrancinhas de casamento)

Fotos

A maioria dos casais optam por deixar as fotos do noivado por conta dos participantes e familiares que podem compartilhar depois via redes sociais ou aplicativo, sem seguida montam um álbum virtual ou impresso para lembrança.É importante ressaltar que o noivado é um evento importante, e a contratação de um profissional somente para este serviço pode ser uma boa opção. Estude uma contratação simples, sem álbum mas com um cd com as fotos em baixa e alta resolução para que possam utilizar da forma que desejarem posteriormente, além do que eles já tem a experiência de fotografar os melhores momentos e forma correta de fazer isso.

Roupa para noivado

 Escolha do Traje para o Noivado

A escolha da roupa vai depender novamente do estilo de tema separado para a festa, mas não é por se tratar de um churrasco que a roupa deve ser esportiva, afinal é um dia muito especial. Vestidos de tecidos finos são bem recomendados independente do eventos diurno ou no período da noite. Esteja muito bonita, bem maquiada e com as unhas feitas. As unhas devem estar perfeitas, elas estarão em evidência na hora de colocar o anel e depois quando as tias, amigas e primas gostarão de ver a sua linda jóia. O noivo pode usar calça social e camisa, depende do estilo dele, cabe até uma calça jeans escura nova com a camisa, combinando com um sapato informal para dia ou bem social para noite.É elegante que os noivos estejam em harmonia com a roupa escolhida, não pega bem a noiva super chique e o noivo de qualquer jeito ou vice versa.

CHECK LISTA PARA ORGANIZAS UM NOIVADO

Siga essas instruções e tenha certeza que não faltará nada no seu noivado:

1- Orçamento

2- Lista de convidados

3- Local, horário, estilo e tema

4- Convite

5- Cardápio

6- Serviços profissionais: buffet, bolo, docinhos, fotografo

7- Trilha sonora

8- Lembrancinhas

9- Flores

10- Anel

11- Traje dos noivos

Com essas dicas não tem como seu noivado não ficar perfeito! Passando o noivado, é hora de começar a planejar o casamento, e tem muito trabalho pela frente. Leia mais sobre Planejando o Casamento Perfeito

 

Participe, deixe seu comentário: