Como Preparar a Lista de Convidados Perfeita

lista de convidados perfeita

Lista de Convidados: Como Preparar a Lista Perfeita

 

Como preparar a Lista de convidados perfeita? Esta parte da organização é um assunto um pouco extenso, mas tenho certeza que você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como elaborar a lista do seu casamento. Aqui tem todas as possibilidades e o passo a passo para ter sucesso em conseguir uma lista perfeita para esse momento tão especial. Se você foi pedida em casamento e não sabe por onde começar, encontrou o lugar ideal para solucionar o seu primeiro desafio entre muitos que estão por chegar. Fique calma, não dói, só precisa de tempo, dedicação e foco, mas em 2 tudo fica mais fácil. Vamos lá…

Por onde começar

Todo mundo pensa que a lista de convidados deve ser o primeiro passo para a organização de um casamento de sucesso, pois o número de pessoas influencia diretamente no planejamento e escolha de outros assuntos como Buffet, número de lembrancinhas, convites, quantidade de bebidas e muito mais Na verdade a lista é o segundo passo pois em primeiro lugar deve-se definir o orçamento, então a sua lista de convidados tomará forma mais facilmente. Ainda que o casamento seja feito somente na igreja, o número de pessoas influencia no tamanho do local para acomodar as pessoas confortavelmente.
O casamento é um sonho para ambos os lados, portanto, antes de iniciar é importante o casal conversar sobre o sonho desse dia. É comum ter muita disparidade de idéias, o noivo sonhar com uma cerimônia simples e a noiva com uma casamento extremamente luxuoso, então o casal deve chegar em um acordo para seguir em frente.
Lista de convidadosSem segredos mirabolantes, você deve rascunhar uma lista separada por colunas com todas as pessoas da família de ambos os lados, todos! Em seguida, em outra coluna todos os amigos muito próximos, outra coluna com amigos do trabalho, academia, faculdade e a ultima coluna para convidados dos seus pais, sim tem essa coluna!
Passando a régua teremos inicialmente o total de convidados para o seu casamento. Se esse número lhe parecer bom (o que é muito extenso na maioria das vezes), encerre o assunto lista de convidados e comece a organizar os próximos passos, mas se houver necessidade de reduzir a lista, continue lendo as dicas a seguir.

Os pais podem escolher convidados?

O casamento é dos filhos, mas os pais também desejam trazer pessoas muito próximas que provavelmente fez parte da sua infância. Ainda que um dos lados possam ter assumido grande parte das finanças, é elegante deixar claro aos pais os custos das outras contratações e as suas limitações financeiras, tornando o assunto mais claro e objetivo, sem deixar mágoas para ambos os lados. O que é combinado não sai caro!!

Passando a régua

Em média de 10% a 20% dos convidados faltam no casamento, mas não leve isso em consideração para aumentar sua lista. Comece a riscar da lista de parentes aqueles você tem certeza absoluta que não virão para o casamento, como aquele que mora em outro estado distante ou outro país. (isso não exclui envio de convite, ainda que seja virtual). Em seguida, risque da coluna de amigos muito próximos aqueles que você não viu e não falou durante os últimos 2 anos (dica flexível), procure deixar apenas aqueles próximos que teve contato recentemente. Para penúltima coluna dos amigos de trabalho, academia e faculdade, tenha um “egômetro” em mente, assim com seu chefe, o professor da academia não precisa estar no seu casamento, e nem aqueles velhos amigos da faculdade, como muita delicadeza explique que será um casamento minimalista, e que para economizar ou investir na lua de mel decidiram por trazer apenas os familiares para esse momento íntimo. Se insistirem muito, sugiro que marque um happy hour que essas turmas separadamente ou um churrasco espanhol (cada um leva sua carne e bebida), todos comemoram com vocês, mas cada um paga a sua conta.

Orçamento – din din disponível

Orçamento disponível para o casamentoSe você ficou noiva e já tem um valor disponível para a realização de todo casamento desde festa à lua de mel, ótimo, será muito mais fácil. Mas, se não é o caso temos algumas boas dicas desse assunto também.
Para aqueles que ficaram noivos agora, a dica é descobrir maneira de poupar mensalmente um pouco para essa ocasião. Prepare-se para casar em no mínimo 2 anos, ou seja, o primeiro ano é para poupar e o segundo para pagar o casamento, não é indicado pelos economistas contrair dívidas pós matrimônio.
A sua lista de convidados deve ser feita baseada no orçamento disponível, quanto mais convidados, mais caro ficará o casamento. Se houver possibilidade posteriormente, sobrar um caixa no orçamento, pode incluir novos convidados, ressuscitar da lista rascunhada. (não de ultima hora).Leia mais sobre Como Economizar no Casamento 

Data do casamento

A data pode influenciar diretamente na lista de convidados, pois caso seja desejo do casal casar em um feriado, podem contar com faltas. Assim como casais optam por fazer a cerimônia no meio da semana para ser mais econômica, e dessa forma, muitas pessoas levam em consideração o trabalho e vida escolar dos filhos.

RSVP (Répondez S’il Vous Plaît)- Confirmação de presença

O serviço de confirmação de presença- RSVP significa RESPONDA POR FAVOR, é muito útil pois é através dele que chegarão em um número de convidados mais certo, afinal, ninguém quer pagar a mais por pessoas que não estarão no casamento. Dependendo do tamanho do casamento, esse serviço pode ser prestado pela empresa de cerimonial contratada ou pela mãe da noiva, ou uma tia próxima ao casal. Mas como só terão confirmados os presentes 15 dias antes do evento, nada de chamar pessoas de última hora, é deselegante, o melhor mesmo é negociar número de pessoas no Buffet.

Dúvidas extras que podem surgir:

A) Como responder a parentes que querem levar amigos, ficantes ou namorada recente?

Diga que ficará muito feliz com a presença dele, mas que a lista está bem enxuta bem como o orçamento, que possuem um planejamento inicial e não tem margem para muitas situações extras, exceto emergências.

B) Como convido a minha amiga sem incluir o namorado dela?

É uma situação muito delicada, pois o convite de fato é só para a amiga, mas automaticamente ela levará o boy, ninguém gosta de ir sozinha à uma festa, somente se ela estiver muito incluída em uma bela turma de amigos em comum aos seus. Caso contrário, conte com os namorados.

C) È chato convidar o amigo e não chamar os pais e irmãos dele?

Sim, pois é bem provável que você tenha intimidade somente com ele e não com os pais, porque se tivesse eles já estariam na lista!

D) Dá para incluir alguns colegas de trabalhos e outros não?

Se você pretende chamar apenas algumas pessoas do escritório, cuide para que essas poucas sejam discretas. Entregue o convite fora do horário de trabalho e já exponha a situação de convidada especial. Não é recomendável colocar o convite no mural do escritório pois mesmo que seja para alguns, você passa a idéia de convite geral, em tem muitas pessoas que não dispensam uma “boca livre”.

E) Qual o erro mais comum ao fazer a lista de casamento?

O casal que faz a lista separados facilmente tem problemas, pois no final certamente ocorre uma intriga, sempre vai ter uma família maior do que a outra, sempre um lado vai ter mais amigos do que o outro, portanto, o melhor é sentarem juntos e fazer a lista com muito bom senso.
Não convide ninguém por obrigação, no casamento só devem conter pessoas que consideram e fizeram parte de algum momento da vida do casal. Passe a régua sem peso na consciência.

F) Quando devo enviar o convite?

Geralmente o convite é levado em torno de 2 a 2,6 meses para os parentes e amigos. Não deixe para entregar muito próximo, as pessoas precisam e gostam de se programar, principalmente se for um casamento mais distante ou cheio de elegância.

Participe, deixe seu comentário: