Planejando o Casamento Perfeito

Como planejar o casamento perfeito

Planejando o Casamento Perfeito

Planejando o casamento perfeito é um texto único para noivos organizados. Sem dúvida ficaram noivos e estão perdidos não sabendo por onde começar!Aqui vocês possuem um roteiro de programação pelo período de tempo pré-data. Se vocês estão com tempo para planejar todo o casamento, basta seguir essas etapas e não ficará nenhum item de fora.
Meu primeiro conselho é que vocês tenham uma agenda ou um tablet em mãos, pois será necessário anotar muitas informações, cotações; esse estilo de planejamento registrado facilita as tomadas de decisões.
O planejamento tem início com a lista de convidados, caso queiram uma ajuda especial no assunto, não deixem de ler o post –  Como Preparar a Lista de Convidados Perfeita.
E se vocês são daqueles noivos que se preocupam em não gastar desnecessariamente para sobrar mais para Lua de Mel, também temos um post dedicado somente à noivos econômicos, leiam o artigo – Como Economizar no Casamento.

1 Ano e Meio Antes do Grande Dia

É recomendado que seja feita uma reunião entre as famílias. Nessa oportunidade, vocês saberão quem poderá contribuir de alguma forma no casamento, seja financeiramente ou com organização, principalmente se houverem itens DIY.
Definida a data do casamento, verifiquem a disponibilidade da mesma data na igreja desejada, atualmente as datas são muito concorridas.
A contratação de um serviço de cerimonial profissional pode ser importante, pois o “pulo do gato” muitas vezes estão nas mãos deles.

Despesas e Habitaçãoplanejando o casamento perfeito

Uma dica importante é abrir uma conta bancária ou separar uma já existente para todos os gastos e poupanças do casamento, assim fica mais fácil administrar entradas e saídas. Gastos com moradia devem estar inclusos nesse planejamento.
Pensem já na moradia, se forem comprar, certifiquem-se que o imóvel ficar pronto até a data do casamento, de preferência um pouco antes. E se forem comprar algum local que precise de reforma, esse é o momento de separar as despesas e talvez até começar a reforma.

Recepção dos Convidados

Partindo do princípio que alista está pronta e os números de convidados estão definidos, comecem a pesquisar pelos buffet que podem suprir as necessidades e desejo do casal. Se encontrarem, reservem a data e já comecem a pagar, é uma despesa bem pesada dentro do planejamento financeiro.
A pesquisa do tipo de bolo, recheios e alturas também pode ser iniciada, bem como degustações de docinhos para a mesa que acompanha o bolo.

Decoração

Também é hora de escolher a decoração do casamento, a começar pela cor. Definam um estilo de casamento e agendem reuniões com decoradoras para encontrar o serviço que mais se adeque às condições de vocês. Não demorem, pois a agenda desses profissionais são sempre muito concorrida. Se tomaram a decisão, inicie pagamentos, a parte das flores também são relevantes no orçamento.

Foto, Vídeo e Banda ou DJ

Atualmente, esses 2 profissionais estão trabalhando com agenda de 2 anos posteriores a data atual, portanto a reserva da data é muito importante. Nesse quesito, um recomendação especial às pesquisas de preço: podem variar muito de profissional para profissional, tente encaixar o ideal e que combine com o casamento e bolso.

Móveis da Moradia e Enxoval

Se já foi definido o local que o casal vai morar, já estão em mãos com medidas dos ambientes e está na hora de pesquisar os móveis e decoração, já que nem tudo é ganho de presente como sofá, mesa de jantar, etc…E como a ideia é economizar sempre, fiquem atentos às promoções para não perderem oportunidades.

8 Meses Antes do Grande Dia

Nesse momento, vocês já possuem a data reservada na Igreja, reserva do buffet, contrato com decoração, fotógrafo, banda e iniciaram a pesquisa dos móveis para residência do casal. Se a viagem de Lua de mel for para o exterior, comecem a pesquisar ou pagar e ver o visto junto a todas as documentações necessária. Comecem a pesquisar estilos de convites que remetam a personalidade dos noivos e se acharem importante, com 4 meses de antecedência mandem um click via redes sociais com o SAVE THE DATE, assim todos já colocarão a data na agenda.

Vestido de noivaVestido de Noiva

É hora de procurar o tão sonhado vestido da noiva! Se você pretende fazer um modelo exclusivo, já procure um ateliê de confiança. Caso decidiu por comprar pronto, comece a busca em lojas especializadas e para comprar na internet, pesquise o máximo possível a respeito desse método de compra nessa situação. Decidido o modelo, a escolha do sapato também pode ser feita agora. A dica para esse item é valiosa, procure por conforto e não somente elegância e se não encontrar o sapato perfeito, mande forrar aquele seu sapato lindo que já está laceado, é uma ótima opção. Esses locais costumam oferecer customização de sapatos específicos para noivas, consulte. E já que estamos no vestido e sapato, faça a escolha do acessório, quanto menos decisões e tarefas deixar para o final, melhor.
Reservar um “dia da noiva” é uma escolha certa, a noiva estará linda e relaxada para o casamento após essa grande maratona que é fazer o planejamento de um casamento, seja ele pequeno ou grande.

Escolha dos Padrinhos e Pajens

O convite das madrinhas e padrinhos devem ser feitos pelo menos 6 meses antes da data. É recomendado que o convite seja feito pessoalmente, ou por telefone se a pessoa morar distante. Assim como será feito com padrinhos e madrinhas, deve ser feito com as crianças que participaram do cortejo, converse com elas e com os pais.

3 Meses Antes do Grande Dia

Nessa etapa também foi concluído a escolha do vestido da noiva, convite dos padrinhos, madrinhas e pajens.

Traje do Noivo, Cabelo, Maquiagem e Buquê

Nesse período seu vestido já deve estar quase pronto….a maioria das provas já devem ter sido feitas, ainda terão mais 1 ou duas se você optou por um modelo exclusivo. Escolha junto a seu noivo o traje dele, o ideal é que esteja em harmonia com a noiva, o estilo da festa e horário determinado.
Nesse momento a noiva deve fazer a prova da maquiagem e do cabelo, para não ter surpresas no grande dia, não confie na sua intuição, faça quantas provas achar necessário e de preferência com um profissional de qualidade.
Faça a escolha do seu buquê e não esqueça de harmonizar o formato, as cores e o estilo. A dica é, se você pode ter um buque para durar a vida toda, porque escolher um que vai murchar dias depois. Escolha seu buque aqui  www.buqueonline.com.br 

Trajes dos Padrinhos e Pajens

Se o casal achar oportuno, agende uma reunião com padrinhos, madrinhas e pajens para definir a cor dos trajes desses convidados. É um bom momento para comerem uma pizza e já iniciarem as comemorações principalmente com essas pessoas especiais.

Casamento no Civil

È necessário procurar o cartório mais próximo a residência e um dos noivos e checar a documentação necessária para marcar a data; adianto que além dos documentos individuais, é necessário levar um casal não parente como testemunha para marcar a data. Definam se o casamento no civil será na mesma data e no mesmo local que a cerimonia religiosa e a festa.

Carro dos Noivoscarro dos noivos

Esse é o momento de escolher qual o carro que vai levar a noiva até a igreja e os noivos para o local da festa caso sejam separados. Se querem economizar, usem o carrão de um parente ou amigo próximo, ou encontrem uma empresa especializada nesse tipo de veículo.

Convite

Se baseando na lista de convidados, o convite deve ser impresso pelo menos 60 dias antes da data do casamento, entreguem a todos os convidados de preferência pessoalmente.

Lembrancinhas

O casal ou a noiva deve escolher qual será a lembrancinha do casamento, se comestível ou não, se personalizado ou se customizado. Pensem que essa lembrança remeterá não só a personalidade do casal, mas também o estilo do casamento. Leia mais sobre Lembrancinhas de Casamento

Lista de Presentes

Com uma pesquisa rápida na internet a noiva terá diversas opções de lista de presente, atenção somente para os itens desnecessários. É recomendado que deixem a lista pelo menos em 2 ou 3 lugares; Caso tenham lista de presente virtual, ela deve ter sido colocada antes da impressão do convite. Assim que os presentes começarem a chegar, anotem o nome do convidado para que posso fazer o agradecimento após o casamento.

Lua de Mel

Se a lua de mel é no exterior, esse assunto já esta sendo visto entre o casal. Caso seja uma viagem nacional, é hora de procurar uma agência de viagens, escolher o destino e iniciar o pagamento. Se a data da viagem não for a mesma do dia do casamento, aproveitem o momento para fazer uma reserva de hotel para passarem a noite de núpcias.

Checagem dos Serviços Contratados

Nessa fase é de extrema importância você tenham contratado um serviço profissional de cerimonial, ele fará isso por vocês.

Arrumando a Mudança

Iniciem a arrumação de tudo que desejam levar para a casa nova. Comecem a encaixotar e etiquetar com referências dos objetos que estão dentro da caixa. Aproveitem para fazer aquela limpeza incluindo doações de itens não utilizados. A casa é uma etapa nova de vida, recomendo que não levem objetos que remetam ao passado, a partir do casamento, nasce uma nova história de vida.

Cha de cozinhaO Chá de Cozinha

Reúna as sogras, madrinhas e amigas para organizarem o chá de cozinha, esse item é importante, mas não deve tomar tanto o tempo da noiva que já está muito atarefada. Saiba tudo sobre organizar um chá de cozinha aqui.

Alimentação e Sono

Se vocês não pensaram nesse item até agora, comecem a se alimentar melhor urgentemente. Incluam na dieta frutas, legumes, verduras, corte frituras e se possível parte do glúten. Durmam pelo menos 8 horas por dia além de praticarem exercícios rigorosamente. Se for o caso, consultem uma nutricionista e optem por uma ginastica relaxante como a Yoga.

1 Mês Antes do Grande dia

Agora está chegando de verdade e 4 semanas passam muito rápido. Confirmem a reserva do hotel das núpcias e aproveitem para ter um momento só do casal. Esqueçam família, padrinhos, amigos, planejamento. Façam um final de semana de retiro sentimental, se aproveitem se curtam, pois namorara é uma fase que jamais será esquecida e a partir do casamente, uma nova fase se inicia e junto uma noiva e linda história de amor.
Combinem com a igreja para que seja feito o ensaio com os pais, padrinhos e pajens.

7 Dias Antes do Grande Dia

Tanto o noivo quanto a noiva devem revisar o traje, pois se houver necessidade de algum ajuste, ainda dá tempo. Noiva revise seus acessórios e outros detalhes que achar pertinente.
Comecem a separar os pertences que serão levados para viagem de lua de mel, se precisar fazer alguma compra, esse é o momento.

2 Dias Antes do Grande Dia

Façam as malas. Noiva, faça a depilação corporal.

1 Dia Antes do Grande Dia

Separem todos os itens que usarão para se vestirem para não ter que ficar a procura. O ideal que tudo que será usado, fique junto, inclusive o perfume. Façam uma alimentação leve, não experimentem nenhuma comida ou petisco novo, evitem bebidas alcóolicas, durmam cedo. Aproveitem o momento para fazer um agradecimento especial a seus pais que com toda certeza participaram dessa maratona, e assim faça se houve tia, irmãos que estiveram efetivamente nesse período ajudando de maneira mais íntima. Tomem aquele banho demorado e relaxem até dormir.

Chegou o Grande Dia

Não acordem com despertador, sintam seus corpos descansados. Tomem um café reforçado e evitem alimentos novos. Se a noiva não contratou um “dia da noiva”, deve ter marcado uma manicure, vá cuidar de você. Caso tenha contratado esse serviço, aproveite a oportunidade para relaxar sem peso na consciência, tudo está organizado e dentro do planejado, procure realmente descansar.
Se houve contratação de serviço profissional de cerimonial, ele acompanhará a montagem da decoração, entrega de doces, bolos e etc; Caso não tenha esse serviço, deixe uma pessoa de confiança da família para como referência para esses profissionais e para acompanhar a montagem.
Noiva, organize seu dia entre refeições, maquiagem, cabelo, manicure e massagens para que não haja atraso ao chegar na igreja, a noiva deve chegar calma e relaxada.
Noivo, siga as mesmas recomendações de relaxamento, não se atrase ao chegar na igreja, a noiva vem logo mais.
Caso algo não saia exatamente como estava planejado, como pode acontecer, sorriam, para tudo tem um jeito, e a família estará ao lado de vocês para o que for necessário.
Não se esqueçam de deixar alguém responsável para recolher no final de festa produtos DIY que não fazem parte do buffet, o mesmo vale confiar em alguém a devolução dos trajes caso sejam alugados.
Na volta da lua de mel, é hora de lembrar que você ficou muito tempo planejando o casamento perfeito e tudo saiu com você sonhou, é elegante neste momento ligar para todos e agradecer os presentes de casamento.

Participe, deixe seu comentário: