Possíveis Erros Mais Graves na Organização do Casamento

Erros que podem ser cometidos ao organizar uma festa de casamento

Possíveis Erros Mais Graves na Organização do Casamento

A Voz da Experiência

Temos por ideal que casamento é uma vez na vida, portanto os noivos passam apenas uma vez por essa situação. No entanto, provavelmente nenhum dos dois tem experiência com organização de eventos, número de pessoas, formação de lista, negociação com fornecedores, plano de poupança e assim por diante. É fato que quando passar o seu casamento você irá pensar: Nessa parte eu podia ter feito melhor, ou podia ter contratado aquele outro profissional, ou ainda até realizado a festa em outro salão. Mas, como o casamento é único, você terá apenas esta vez para planejar e organizar um dos dias mais importante de sua vida.
Portanto, ouça as experiências de outras noivas e não cometa os mesmos erros. Sem dúvida, prevenir é melhor do que remediar no dia do evento.
Aqui estão reunidas os possíveis erros mais graves na organização do casamento que aconteceram em outros casamentos e ainda dicas da parte psicológica que lhe ajudaram manter o auto controle e tomar as melhores decisões. Leia até o fim, um motivo não lido pode ser o seu grande pesadelo!

Não Estipular um Orçamento Antes de Iniciar o Planejamento

Este é um erro muito comum e o casal acaba contraindo um valor muito alto em dívidas após o casamento por não ter feito um bom planejamento financeiro, o que é muito ruim. No universo das festas de casamento existem infinitas possibilidades legais que vão desde entretenimento até ilhas de alimentação, mas se não souber suas limitações financeiras, tudo pode ser contratado para esse sonho, o casal acaba se perdendo no seu foco e a conta no final é assustadora. Muitas vezes a melhor solução é contratar uma assessoria, mas ainda mais importante que isso é definir um valor a ser gasto para este momento desde o início. (Leia mais em Planejando o Casamento Perfeito)

Anotem essas dicas valiosas:

Alimentação, Bebidas, docinhos e bolo: 36%
Foto, filmagem, assessoria, DJ e Músicos: 22%
Local da festa, decoração, mobiliário, igreja: 20%
Vestido de noiva, acessórios da noiva, traje do noivo, dia da noiva: 10%
Convites, personalizações, carro, topo de bolo, cabides, outros detalhes: 8%
Excedentes, quebras, emergências: 4%

Nem Tudo Pode Ser em DIY

Fazer a sua própria papelaria, seu próprio convite ou a lembrancinha do casamento é uma ótima ideia pois o casamento fica original e com a cara do casal, desde que vocês tenham habilidades manuais e tempo. Não é no período de planejar o casamento que vocês irão aprender a fazer docinhos, bolos ou decorar garrafas. Tempo é garantia de sucesso, desperdiça-lo não é a melhor decisão. Se o orçamento estiver confortável, contrate profissionais para essa questão, caso contrário, chame primas, irmãs, tias que possuem visivelmente essas habilidades para lhe ajudarem com essa parte, mas tenha cuidado pois elas nunca farão com você faria, acompanhe todos os detalhes e aceite o que lhe for oferecido já que você é quem solicitou. Nunca arrisque, o barato pode sair muito caro.

Não Incluir o Noivo na Organização

Geralmente as noivas acham que os noivos não gostam de participar do planejamento, degustar comidas, pesquisar preços, quando na verdade é apenas uma estilo diferente de pensar. Eles gostam de coisas mais práticas, são menos detalhistas. Mas, isso não tira o desejo de tomar decisões do seu próprio casamento. Procure levar para ele as situações mais filtradas, com menos detalhes e informações mais certas, converse muito com o seu noivo, agindo assim evitará muitas discussões, o clima de romance deve permanecer sempre para que o casal curta tudo da melhor maneira possível.

O Maior Objetivo: Economizar em Tudo!

O medo de gastar mais do que tem é grande, eu sei, mas tem o momento certo de economizar. Contratar profissionais com pouca experiência ou desqualificado pode ter um alto preço depois, principalmente nas situações de emergência que podem surgir. Economizar nos docinhos não seria uma boa opção, quem tal nas flores ou na papelaria? Pense nisso…(Leia mais em Como Economizar no Casamento)

Exagerar na Decoração

Ser original na sua festa de casamento é abrir um mar sem fim de opções. As pastinhas com inspirações ficam quilométricas e na hora de juntar tudo acabam não conseguindo um ambiente em harmonia. A dica é escolha um estilo de casamento, como por exemplo o Vintage. Neste primeiro filtro ficarão somente itens salvos com este estilo, todo o restante deve ser deletado. No segundo filtro, tente harmonizar as suas escolhas entre cores, tipos de mobiliários, flores, luz e ambiente da festa. Finalmente, se for possível, contrate uma ou duas horinhas com um profissional da área apenas para tomar a decisão, caso contrário, procure por uma amiga ou parente da família que entenda um pouco mais que vocês.

Possíveis Erros Mais Graves na Organização do Casamento

Não Pesquisar as Flores

Se vocês já tiverem os tipos de flores que serão usados na cerimônia e festa, faça uma pesquisa em pelo menos 3 lugares. As flores da estação/época podem ser uma boa escolha, vocês podem se surpreender com os preços. A durabilidade também é importante dependendo da estação do ano, converse com uma florista. Para os buquês, as escolha das flores  também influenciam diretamente no preço, buques de broches ou pérolas são uma boa opção pois não murcham e podem passar de geração em geração! Escolha o seu aqui  www.buqueonline.com.br 

Não Ter um Plano B

Tenha uma segunda opção na manga para todas as situações. Verifique se o local que você contratou para o evento possui geradores no caso de um possível falta de luz. Se o casamento for em espaço aberto, a chuva pode ser uma ameaça. Pense em todas as possibilidades, deixar para resolver essas situações no dia pode não ter solução.

Se Perder no Tempo

Muitas noivas acham bonito aquele atraso na cerimônia achando que a expectativa será maior, e pelo contrário, atraso é sinônimo total de deselegância. Deixe seus convidados esperar o menos tempo possível, principalmente no intervalo entre a igreja e a recepção da festa.

Noivas devem provar o vestido antes do casamento

Fazer Dietas Malucas

Toda noiva quer estar linda e esbelta no dia do seu casamento e para isso ela fuça na internet e faz mil planos mirabolantes para chegar a este objetivo.Tome muito cuidado, se você planeja casar daqui 1 ano, é uma boa data para entrar em uma deita equilibrada e com suporte de uma nutricionista para não acontecer o efeito sanfona após o casamento, mudar de vida visando saúde é bom em qualquer momento não somente para pré casamento.Mas reduzir absurdamente as calorias faltando 15 dias para o casamento pode ser a sua pior escolha, o corpo esta passando momentos tensos e de extrema ansiedade, ficar fraca pode lhe trazer sérios problemas para o grande dia. Procure uma deita equilibrada e uma noite de sono com no mínimo 8 horas.E se não conseguir o resultado esperado, não se descabele, escolha um vestido que evidencie as suas curvas e seja feliz, o importante é você se amar do jeito que está, a alegria vem de dentro e não de fora.

Não Dar Atenção ao Deslocamento dos Convidados

Os noivos devem pensar em oferecer opções aos convidados sobre o deslocamento da cerimonia até a igreja ou do hotel ate o local da cerimonia e festa, caso sejam de outras cidades. É elegante oferecer o translado do aeroporto e todo suporte com indicações de hotéis, restaurantes, salões de beleza e até mesmo passeios se o casamento durar o final de semana todo.

Escolher o Vestido Antes de Saber o Local do Casamento

Saber o local da cerimonia é primordial antes de pesquisar e sair comprando o seu vestido, segure a ansiedade. Casamentos na praia ou cerimônia diurna podem alterar totalmente o estilo do seu vestido. Veja, casamentos noturnos cabem muitos brilhos e maquiagem mais carregada, assim como um lindo buque de broches, o que não deve acontecer pela horário da manhã ou praia.

Chamar Outros Convidados Para o Chá Bar

Essas reuniões tem o intuito de juntar as pessoas mais queridas dos noivos, ou seja, os que realmente são mais próximas ao casal. Convidar pessoas do trabalho, vizinhos ou o seu chefe para o seu chá bar e eles não estarem na lista de convidados do casamento é um grande furo. Exceto se você deixou claro no seu trabalho que o casamento é somente para familiares, caso eles queiram mobilizar algo para festejar com vocês, participe, mas isso não lhe trará compromisso e novos convidados.

Excesso de entretenimento

Manter os seus convidados na pista ou entretidos com atividade durante a festa pode ser uma tarefa difícil, mas exagerar também não é legal. Misturar diferentes estilos como show pirotécnico, os sombras, mágico, garçons cantores, escola de samba, cabine de fotos na mesma festa pode causar certo desconforto aos seus convidados, seria querer agradar demais e tudo que é em excesso, estraga. Manter o equilíbrio entre todas os entretenimentos é o ideal, foque no que o casal realmente deseja tentando ao máximo trazer para festa tudo que combina com o estilo do casal e do tema escolhido. A harmonia não deve estar presente somente na mesa de doces e no traje dos noivos, mas no evento como um todo.

Convite com excesso de informações

Muitos noivos colocam informações desnecessárias no convite como indicações de hotéis, loja de presentes, salões de beleza, mapa do local e etc. Poupe o seu convite, nele deve conter apenas informações de data, nome dos pais, local da cerimonia religiosa e recepção, R.S.V.P. Para todos os outros detalhes tem diversos sites de casamentos disponíveis na internet, montem o seu, é bem simples e tem a possibilidade de inserir fotos com a história do casal. Os grupos de whats app também são um ótimo veículo de informações.

Definir limite para os pais e outros parentes

A maioria dos noivos passam por experiências péssimas com os pais quando se trata do planejamento do casamento, principalmente no momento de montar a lista de convidados.(leia mais sobre a Lista de Convidados Perfeita). Quanto mais cedo se conversar com os pais e sogros, mais fácil é a comunicação e  posteriormente evitará grandes momentos de tensão. Agradeça a intenção em ajuda-los, estejam abertos para receber informações dos mais experientes, mas também deixe claro que os seus desejos e escolhas é que provavelmente vai prevalecer, afinal o casamento deve ter a cara do casal e não da família. Uma maneira de incluir essas pessoas especiais é sempre informa-los das novidades fechadas com fornecedores entre outros preparativos que estão em vista.

Deixar a lista de convidados aberta

Este é um erro comum e coloca casais em muitas ciladas. É a partir do número da lista de convidados que vocês poderão decidir o local/espaço, igreja, e contratar o buffet, docinho, tamanho do bolo e quantidade de lembrancinhas. Uma lista com convidados de última hora pode trazer grandes transtornos como falta de comida, bebida, docinhos, lembrancinhas e assento. Bem como não pedir confirmação de presença dos convidados causará as mesmas desagradáveis surpresas.

Escolher um buque que não combina com o restante do traje

Se o buque for grande ou pequeno demais, toda escolha de meses por um vestido vai por água abaixo pois eles devem se completar. Quando for escolher o buque, esteja com uma foto do vestido, se possível, pesquise com um profissional da área.

Sapato de noiva perfeito

Escolher um sapato incrível e desconfortável

A escolha do sapato também é quase sempre polêmica pois a noiva quer estar com o modelo mais lindo que já comprou em toda a sua vida. Mas, muitas esquecem do conforto e quem passarão horas e mais horas em cima dela. Se optar por um sapato novo, use-o em casa diversas vezes para que ele esteja laceado no dia o casamento. Uma outra opção é mandar forrar aquele sapato super confort que você tem, existem excelentes profissionais no mercado que podem deixar o seu par de sapato incrível!

Não pensar no local quando escolher a decoração

Pense que o local deve conter mesas, sala de estar, espaço para danças, para o café…portanto atenção a quantidade de flores, além dos arranjos florais demandarem grande espaço seja no chão ou na mesa, o mistura de flores pode causar um cheiro muito forte. Se o local tiver vista bonita, aproveite como parte da sua decoração e reduza se possível a quantidade de mobiliários, seria muito deselegante apertar seu convidados em função apenas dos desejos do casal.

Tentar decorar os votos

Ficar ensaiando horas os votos que serão falados no dia do casamento pode ser uma grande besteira, pois o nervosismo aumenta e pode não sair conforme o programado na hora. Os noivos tem 2 boas opções: ler um papel antes de entrar na igreja e falar o que o coração sentir, ou imprimir um papel com boa aparência e ler os votos, garantindo assim um momento totalmente sem embaraços.

Esquecer que toda festa tem hora para terminar

Todos os locais, seja buffet, clube ou espaço de eventos tem um horário para encerrar a festa, assim como o buffet para concluir o seu serviço. Cheque com sua assessora se está tudo sob controle para que vocês não fujam das regras do local, tudo deve ser programado já com atrasos previstos.

Não separar os documentos com antecedência

Casar não é simplesmente escolher um dia e avisar o Pastor, padre, seja lá quem vai conduzir a cerimônia. Tanto o casamento no civil quanto na igreja são exigidos documentos atuais. Certifique-se que são válidos para o momento, que estão autenticados e que as testemunhas estarão disponíveis para ir com o casal marcar a data.

Pajen chorando

Convidar crianças muito pequenas para participar da cerimônia

Claro que crianças quanto menores mais fofas para a ocasião, principalmente na entrada das alianças ou com as plaquinhas de mensagens, mas atenção a escolha pois ela pode trazer confusão.
Crianças pequenas não são como os adultos que já estão esperando pelo momento e sabem controlar as emoções, pelo contrário, elas são totalmente inseguras e ainda que tenha um pré-ensaio, o momento com várias pessoas olhando para ela lhe causa muita tensão assim como para noiva ao entrar na igreja.
Se você convidou crianças muito pequenas, não exija muito delas e sabia que qualquer coisa diferente do combinado pode acontecer no momento como ela não querer entrar, ou parar no meio e correr para os pais e até mesmo chorar inesperadamente. Assim acontece com os cães que participam de cerimonias com o casal, estejam atentos a isso! Veja aqui opções de almofadas para pajens levar as alianças 

Noivos não se alimentarem durante a festa

No dia do evento os noivos devem tentar não ficarem preocupados com que está por vir e devem tentar relaxar e curtir o máximo que puderem. É nesse momento que muitos casais falha, no intuito de dar atenção a todos, tirar muitas fotos e curtir tim tim por tim, esquecem de comer. O desgaste emocional pré-evento é muito grande, sem contar o próprio dia, portanto, apesar de querer agradar a todos, reservem um momento apenas para o casal se alimentar, de preferência no intervalo entre a igreja e a festa pois ao sentar na mesa sempre terão aquelas pessoas que deixaram o “semancol” em casa e interromperão para os cumprimentos.

Esquecer de contar com os fornecedores para a alimentação

A última coisa que é o seu desejo é ter uma equipe de cerimonial fraca, um dj desanimado ou um fotógrafo cansado. Inclua na sua programação a alimentação de todos os fornecedores que estão participando com vocês no evento, eles merecem atenção especial.Aliás, após o evento, agradeça um a um por todo serviço oferecido, seja no final da festa, por email, whatsapp, não importa, afinal foi graças a ajuda deles que o seu casamento aconteceu conforme todo o planejado. Além de agradecer, pais, familiares e amigos também, isso é fato!

Não deixe nada para última hora

Para isso é que existe o trabalho dos assessores, tudo deve estar no planejamento e acontecer no momento devido. Caso vocês estejam organizando o casamento sozinhos, tenham em mãos um check list e façam a revisão mensalmente até que chegue 1 semana antes do casamento, é importantíssima essa atitude.

Até aqui as todos os assuntos foram importantes mas muito técnicos, caso você se preocupe com seu estado psicológico e também queira dicas que vão lhe ajudar manter o seu controle emocional, continue mais um pouquinho a leitura.

DICAS ESPECIAIS

Casar é sim um sonho, mas não fiquem anunciando por aí o que vai acontecer, que dia, que hora, quais serão as suas escolhas, onde vão comprar o vestido….Algumas pessoas que estão ao redor podem ficar na expectativa do convite e se chatearem se não acontecer, então estarão em uma situação muito delicada. Além do que, infelizmente tem mais pessoas perto de vocês com o pensamento contrário que vocês podem imaginar. Falar sobre o casamento em todos os eventos da família pode se tornar chato demais, controlem-se, esse é o momento do casal somente. Mesmo porque, todo mundo gosta de dar um palpite do que acha melhor fazer, até aquela prima que casou meses atrás e acha que tem muuuito mais experiência que voces, então…cada casamento é um casamento, e cada um tem suas particularidades, filtrem o que for bom, esqueçam o restantPor mais que os noivos compartilhem do planejamento com a família, todas as decisões devem ser tomadas em função do sonho dos noivos. Todos os detalhes, do menor ao maior, devem ter a cara e a personalidade do casal.

Se vocês não consomem bebidas alcóolicas, não há necessidade de ter no casamento, assim como se a noiva não gosta de um vestido cheio de brilhos, opte por um modelo básico. Se o casal não gosta de música sertaneja, tem muitos outros estilos que podem agradar aos convidados e não desagradar vocês.
Deixar os amigos influenciarem nas escolhas de DJ, música para cerimonia é deixarem o seu gosto de lado, posteriormente quando olharem as filmagens pensarão que aquele música que tocou lembra o amigo e não vocês, pensem nisso, em todos os momentos a palavra final deve ser do casal.

O modismo também pode ser um fator que atrapalha bastante as escolhas do casal, decidir pelo que está na moda pode não ser a melhor escolha, pois o álbum será visto daqui uns anos e o arrependimento pode bater para um dos lados. Juntos, façam uma boa pesquisa do desejo do casal e tente ao máximo alinhar as expectativas tomando a melhor decisão, muitos casais começam com uma ideia e terminam por optar pelo casamento tradicional.

Apesar de todo planejamento, não crie falsas expectativas que vai ser tudo perfeito, algo pode não sair como planejado e você deve se manter equilibrada, faça esse trabalho mental antes do tempo. O casamento envolve muitos fornecedores, alguns chegam a mais de 40, portanto, são seres humanos e estão sucetíveis a erros, planeje fazendo o melhor que você pode e consciente de um imprevisto, e, para isso vocês terão a família e uma equipe de assessoria bem contratada pronta a ajudar.
Não se estressem com pequenas coisas, principalmente com seus familiares como pai, mãe, sogros, pois o dia vai chegar e todo mundo estarão torcendo pela felicidade do casal e não há nada mais chato que estarem em desavenças com uma pessoa muito querida.

E com o noivo também, afinal é um casamento que está se organizando e não uma viagem onde os objetivos de passeio podem ser diferentes. Entenda que os pensamentos masculinos são diferentes do feminino e vocês devem ter sempre como objetivo principal a alegria e a harmonia, nunca esqueçam disso.

Bom, agora que vocês já fizeram quase um mini curso do que não se deve fazer no planejamento de um casamento, desejo que vocês tenham momentos felizes, agradáveis e de muita alegria durante o período da organização até que chegue o dia inesquecível. O importante é seguir o coração, colocar amor em tudo que for feito e sobretudo personalidade.

Participe, deixe seu comentário: